O poder das plantas

O poder curativo de muitas plantas é consagrado pela sabedoria popular. Em alguns casos, certas propriedades atribuídas a determinadas plantas não passam de crendice, mas há muito a ciência comprovou a eficácia de uma infinidade de plantas. Fáceis de cultivar podem ser uma saída barata e natural para tratamento de muitas moléstias. Se você tem um pequeno na sua casa ou chácara pode iniciar uma plantação, que pode ser desenvolvida em jardins ou até e vasos, conforme a planta. A partir desta edição traremos todos os meses dicas de plantas, cultivos e aplicação de plantas medicinais. Começamos com a espinhuda babosa e a bela Calêndula.

A BABOSA (Aloesoco-trina), conhecida também como erva babosa, é uma planta da família das liliáceas com mais ou menos 50 cm de altura. Suas folhas, de seção triangular, grossas, suculentas, orladas de espinhos, têm cheiro forte e são dispostas de forma tal que se assemelham a uma roseta.

A babosa multiplica-se facilmente, soltando filhotes em sua base. Esses filhotes podem ser destacados e dar origem a novas plantas. Não convém irrigá-la em excesso, por se tratar de uma planta suculenta.

Inflamações, queimaduras, eczemas: passe suco de babosa sobre a parte afetada; ele é calmante e emoliente.

Feridas: usada no local afetado, a polpa da babosa é indicada para curá-las.

Para os cabelos: a seiva da babosa é excelente para fortificá-los, além de escurecê-los.

Uso interno: isso somente deve ser feito sob orientação médica, pois seu efeito é muito forte. Gestantes e pessoas que têm hemor-róidas não devem tomar babosa de jeito algum.

A CALÊNDULA (Calendula officinalis), conhecida também como malmequer e maravilhas, pertence à família das compostas.

Suas hastes são espessas, fortes e cheias de folhas; as flores das espécies mais cultivadas são bastante variadas e, em geral, de cor amarela e alaranjada.

As calêndulas (foto) desenvolvem-se melhor em solo fértil e expostas a bastante sol. A semeadura deve ser feita de agosto a março, em sementeiras ou nos locais definitivos. As sementes devem ser colocadas a 3 cm de profundidade e com 30cm a 40cm de espaçamento. A floração prolonga-se por dois ou três meses, começando no verão ou no outono.

Para proteger e desin-toxicar o fígado: faça um chá em infusão com 1 g de flores ,secas em 100 ml de água. Tome uma xícara por dia.

Regulação menstrual: prepare um chá em infusão com 1 g de flores secas em 100 ml de água. Uma xícara por dia regulariza o ciclo menstrual e atenua as dores abdominais. ,

Pés fatigados: repouse os pés por 10 minutos em uma bacia com o chá, na proporção de 6 g de flores secas para cada 100 ml de água.

Contusões, distensões e feridas: deixe em maceração 20 g de flores secas em 100 ml de álcool a 25°, durante 5 dias. Dilua essa tintura em 10 vezes o mesmo volume de água ou álcool a 25°. Faça compressas e aplique-as no local afetado.

Banhos perfumados e tonificantes: para hidratar e descongestionar o corpo, ferva 6 g de flores secas em 100 ml de água e misture essa infusão na água bem quente do banho.

voltar